NÃO SE PERMITA SER UM ANÃO ESPIRITUAL


Acredito que você já deva ter ouvido falar sobre nanismo. “Nanismo é a condição de tamanho de um indivíduo cuja altura é muito menor que a média de todos os sujeitos que pertencem à mesma população. Admite-se que se pode chamar de nanismo quando o tamanho de um indivíduo tem uma estatura até 20% inferior à média dos mesmos indivíduos de sua espécie, à mesma idade. Na espécie humana, em termos de adultos, considera-se anão o homem que mede menos de 1,45 metro, e anã, a mulher com altura inferior a 1,40 metro”. (Fonte: Wikipédia). 

Todos nós somos chamados ao crescimento e desenvolvimento normal de nossa vida cristã.

A citação bíblica a seguir nos faz refletir sobre o nosso desenvolvimento espiritual:

Teríamos muita coisa a dizer sobre isso, e coisas bem difíceis de explicar, dada a vossa lentidão em compreender... 12 A julgar pelo tempo, já devíeis ser mestres! Contudo, ainda necessitais que vos ensinem os primeiros rudimentos da palavra de Deus; e vos tornastes tais, que precisais de leite em vez de alimento sólido! 13 Ora, quem se alimenta de leite não é capaz de compreender uma doutrina profunda, porque é ainda criança. 14 Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que a experiência já exercitou na distinção do bem e do mal. Hb. 5,11-14

Muitos de nós, que já não vemos necessidade ou estímulo para sair do lugar em nossa caminhada cristã, acabamos por assumir essa condição de tamanho, ou seja, “o nanismo”.

Tornamos-nos como carros estacionados, sem movimento, ou andando na lentidão da avenida da fé, sem desafios, sem propósito de crescimento. Muitas vezes consideramos que estamos dentro de um nível satisfatório de fé, que já atingimos um nível ideal de espiritualidade.

Quantos de nós, inseridos na Igreja, fazemos apenas o que tem que ser feito, cumprindo apenas uma rotina cristã, mesmo após vários anos de caminhada, sem se aprofundar na doutrina, continuamos tomando leite ao invés de alimento sólido?

Portanto, precisamos nos esforçar, procurando saber como anda o nosso desenvolvimento... Questionando como estou vivendo, investindo, avançando na fé. Pois esse nanismo espiritual a que estamos sujeitos, ao contrário do nanismo físico, é reversível. Podemos sim, sair dessa condição e estatura. Não se permita ser um anão espiritual. O Senhor espera que cheguemos à maturidade.

Contudo, seja qual for o grau a que chegamos, o que importa é prosseguir decididamente. Fl. 3,16

Por: Adilson Carvalho
Share: